Johannes Kepler

Fonte: WIKIPEDIA

Até o século XVI, sob o comando da igreja católica predominou a teoria geocêntrica proposta por Cláudio Ptolomeu, no século I, que adotava a Terra como o centro do Universo e o Sol, as estrelas e outros planetas girando em órbitas circulares ao seu redor, no entanto muitos problemas e dados observacionais, como o fenômeno dos equinócios, não eram bem explicados pela teoria. Assim, entre o fim do século XV e o inicio do século XVI, o modelo planetário heliocêntrico foi proposto por Nicolau Copérnico, admitindo o Sol como o Centro do Universo e as outras estrelas e planetas girando em órbitas circulares ao seu redor.
                      
Graças às imperfeições das teorias até então existentes e principalmente aos dados observacionais do movimento relativo entre a Terra, Marte e o Sol, realizados e obtidos pelo astrônomo Tycho Brahe, foi que o alemão Johannes Kepler, matemático, astrônomo e defensor do modelo heliocêntrico, analisou arduamente e descobriu que a órbita da Terra era praticamente circular excêntrica, ou seja, com o Sol um pouco afastado do centro, e a órbita de Marte só poderia ser oval, ou seja, elíptica com Sol posicionado em um de seus focos.


 Fonte: Socratica Português, Youtube, 2015.

Assim, Kepler fez para os outros planetas do sistema solar e logo descobriu que eles se moviam numa velocidade proporcional à distância do Sol e que a razão entre o cubo do raio médio da órbita e quadrado do período de revolução era sempre a mesma. Suas investigações levaram mais de 10 anos para chegar as suas duas primeiras descobertas publicadas, em 1609, em seu Livro intitulado como Astronomia Novum e a terceira, em 1619, em seu outro livro chamado Harmonices Mundi!

Fonte: WIKIPEDIA

Nascido em 27 de dezembro de 1571, na cidade Weil der Stadt, no estado alemão Baden-Württemberg, Johannes Kepler foi um ser fundamental para o surgimento das novas concepções cosmológicas, válidas até hoje, sendo as suas principais descobertas sobre à mecânica celeste conhecidas como As Leis de Kepler.


REFERÊNCIAS:
  • FEYNMAN, Richard P.. Física em Seis Lições. 8. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. Tradução de Ivo Korytowski.
  • BRENNAN, Richard. Gigantes da Física: Uma história da Física Moderna através de oito biografias. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges.
  • PIRES, Antonio S. T.. Evolução das idéias da Física. São Paulo: Livraria da Física, 2008.
  • Socratica Português. Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas (Astronomia). Youtube, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g1b8zZ3LZhY>. Acesso em: 20 nov. 2017. 
  • WIKIPEDIA. Johannes Kepler. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler>. Acesso em: 20 mar. 2018.