SOBRE

  Bem-Vindos ao Dr. Fisistein!

Quer aprender um pouco mais sobre a Física?
Então navegue pelo Dr. Fisistein! Vocês, caros estudantes e professores, aqui encontrarão diversas informações e conhecimentos do mundo das ciências, explicações de situações problemas do cotidiano e variadas atividades de Física, produzidas com auxilio das tecnologias digitais para facilitar o seu aprendizado!

O Dr. Fisistein trata-se de um blog educacional que aborda diversas situações de estudo relacionadas aos conteúdos curriculares de Física do ensino fundamental e médio brasileiro, desenvolvido com o intuito de auxiliar estudantes e professores no processo de ensino e aprendizagem. Nele, vocês encontrarão conhecimentos e atividades envolvidas pelas TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), com a utilização textos, vídeos, músicas, imagens, animações, simulações, fóruns de discussões, simulados, questionários, resoluções de questões etc. É composto pelos seguintes tópicos:

1. FISICANDO, apresentando explicações de situações gerais do dia a dia, contendo atividades de questionários online, que incluem as pontuações obtidas pelos estudantes participantes.

2. SIMULAÇÕES DR. FISISTEIN, com simulações virtuais de fenômenos e objetos de estudo da Física, produzidas pelo professor autor.  

3. LABORATÓRIO VIRTUAL, são propostas atividades de Física por investigação com o uso das simulações virtuais, contendo em cada, um conteúdo de apoio, caso o estudante ou professor deseje. 

4. TITÃS DA FÍSICA, você conhecerá um pouco da vida e dos trabalhos dos grandes Físicos da História. 

5. FÓRUNS, com discussões, debates e troca de ideias sobre situações problemas e fenômenos.

6. SIMULADOS ENEM, com simulados de Física, por campo e geral, para a sua preparação para o ENEM, obtendo ainda sua pontuação final. 

7. RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DO ENEM, são disponibilizadas as questões de Física dos ENEMs passados, de modo dinâmico, com as quais você poderá testar seus conhecimentos, resolvendo-as e verificando suas respostas, e, ainda, contará com as dicas e as resoluções do Dr. Fisistein!!!

8. NOTÍCIAS, com as últimas informações sobre ciências, educação e tecnologia principalmente de assuntos voltados à Física e áreas afins como Astronomia, Astrofísica, Engenharias, entre outras, que cabem e devem ser inseridas nas aulas atuais de Física. 

9. GALERIA, com fotos de estudantes e professores que utilizam o Dr. Fisistein em seus estudos.

No mais, você encontrará também provas e questões de avaliações externas, como o ENEM, OBFEP e outras, e links de sites, blogs e AVAs relacionados. O Dr. Fisitein surgiu em 2016, como trabalho de conclusão do Mestrado Nacional de Ensino de Física (MNPEF), polo UFC (Fortaleza-CE), caracterizando-se como uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem de Física, com abordagens vinculadas ao uso dos computadores, tablets e smartphones conectados à internet.

Desenvolvedor: Me. Felipe de S. Oliveira
Orientador: Dr. José Ramos Gonçalves.


Professor Me. Felipe de S. Oliveira