Galileu Galilei


Fonte: Autor Desconhecido

Nascido no dia 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, Itália, Galileu Galilei realizou trabalhos em ramos da Física, Matemática e Astronomia, e foi fundamental para os novos métodos e formulações científicas de sua época até hoje, principalmente pela matematização dos conhecimentos sobre a natureza, já característica dos trabalhos de Arquimedes na Renascença, sendo assim considerado o Pai da Ciência Moderna. Observou e analisou fenômenos como o movimento de corpos nos planos horizontal e inclinado, e em queda livre, assim como os movimentos de projéteis, pêndulos, planetas do sistema solar e da lua.

Galileu concluiu que os corpos em queda livre caem sob uma mesma aceleração constante, para pequenas altitudes, afirmando ter experimentado abandonar uma bala de canhão e uma bala de mosquete, simultaneamente, de uma mesma altura, e que elas chegavam juntas ao solo, ou seja, elas chegavam ao mesmo tempo e com mesma velocidade, independente de seus pesos. Galileu aperfeiçoou os telescópios de sua época e os utilizou em suas observações, descobrindo os satélites de Júpiter, as manchas solares, os anéis de Saturno, as irregularidades na superfície da Lua e algumas estrelas fixas da Via Láctea.

Em 1632, publicou sua obra chamada “Diálogo sobre os dois máximos do mundo Ptolomaico e Copernicano”, que consiste numa discussão entre três personagens, Salviati, Sangredo e Simplício, cuja finalidade era defender o modelo copernicano heliocêntrico. Mais tarde Galileu foi intimado a comparecer em Roma, e julgado pela Santa Inquisição que o condenou a prisão domiciliar perpétua sob a acusação de manter a doutrina de Copérnico como verdadeira e não apenas como uma hipótese, mesmo ele tendo negado a acusação. Então voltou para sua vila Arcetri, onde viveu o resto de seus dias sem permissão para sair, vindo a falecer em abril de 1634. A sua obra, “Diálogo”, foi destinada ao Index dos livros proibidos pela igreja católica e retirada, somente no ano de 1835, e em 1992 foi absorvido pelo Papa João Paulo II que admitiu a injustiça contra Galileu.

Fonte: Wikipedia - Galileos Dialogue

REFERÊNCIAS:
  • BRENNAN, Richard. Gigantes da Física: Uma história da Física Moderna através de oito biografias. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges.
  • PIRES, Antonio S. T.. Evolução das idéias da Física. São Paulo: Livraria da Física, 2008. 
  • WIKIPEDIA. Galileu Galilei. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei>. Acesso em: 20 mar. 2018.